Páginas

terça-feira, 22 de dezembro de 2009




Cinema




História difícil de acreditar

“Do Começo ao Fim” fala de um romance entre dois irmãos. Desde criança, os personagens Francisco e Thomás são muito apegados um ao outro. Apesar da diferença de idade (seis anos), eles crescem juntos curtindo praticamente as mesmas coisas. Os laços afetivos e as afinidades se estreitam de vez quando descobrem o sexo. Com a morte da mãe, os rapazes se entregam ao prazer e se tornam amantes. Apesar do tema polêmico, o diretor e roteirista Aluísio Abranches construiu um filme tão superficial quanto uma propaganda de xampu. Dificilmente alguém tenha deixado o cinema acreditando na possibilidade da história.
O problema é que o incesto é retratado de forma inverossímil. Em nenhum momento, os irmãos sofrem preconceito, discriminação ou estranhamento por parte de familiares e amigos. Em que mundo eles vivem? Essa é a pergunta que fica martelando a cabeça do espectador durante uma hora e meia de exibição. O romance deles parece ter saído de um conto de fadas. A fotografia do suíço Ueli Steiger, que fez filmes como “Godzilla” e “O Patriota”, ajuda a maquiar as imperfeições, mas não consegue suprir a falta de diálogos inconsistentes.
A inexistência de um conflito real é – sem dúvida - o principal entrave da película. Mas há também outros como a falta de direção dos atores e de estrutura do roteiro que peca por não conter um clímax (ápice dramático) à altura do assunto. Em entrevista divulgada na imprensa, Abranches diz que tentou fugir dos clichês. Entretanto, na hora de escolher os protagonistas, não teve dúvida em optar por uma estética gay (corpos malhados, depilados, rostos perfeitos). Tudo para atrair um público específico.
A tática deu certo. O filme mostrou fôlego ao estrear em sexto lugar no Brasil atraindo mais de 10 mil espectadores no fim de semana de estréia. Antes do sucesso de bilheteria, alguns trechos já tinham sido divulgados no youtube (400 mil acessos). Mesmo considerado de baixo orçamento (R$ 2 milhões de reais), Abranches teve dificuldade de conseguir patrocínio. Os poucos patrocinadores exigiram anonimato nos créditos. O assunto espinhoso foi o motivo alegado. Mesmo assim, o diretor foi fiel à sua idéia e não desistiu de rodá-la. Pena que não tenha sido melhor aproveitada.

“Do Começo ao Fim” 
Gênero: Drama
Duração: 90 min. Origem: Brasil
Estréia 27 de Novembro de 2009
Direção: Aluizio Abranches
Roteiro: Aluizio Abranches
Produção: Downtown Filmes
Censura: 18 anos
Ano: 2009.

Elenco
Júlia Lemmertz – julieta (mãe dos meninos)
Fábio Assunção – Alexandre (pai de Thomás)
Jean Pierre Noher - Pedro (pai de Francisco)
Louise Cardoso – Rosa, a melhor amiga de Julieta
Gabriel Kaufmann – Thomás criança (seis anos)
Lucas Cotrim – Francisco Criança (11 anos)
Rafael Cardoso – Thomás na fase adulta
João Gabriel Vasconcellos – Francisco na fase adulta

Nenhum comentário:

Postar um comentário