Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

New York, I Love You


Por Eduardo Girão
edujep@hotmail.com


O filme “Nova York, Eu Te Amo” (França, EUA, 2008) esforça-se para resumir de forma positiva o sentimento de quem nasceu na Big Apple ou a escolheu para viver. É uma crônica urbana que tenta captar a essência da cidade considerada a capital do mundo. Difícil tarefa para os diretores envolvidos nesse projeto coletivo, que falha ao homogeneizar e uni lateralizar o modo de vida nova-iorquino. São doze histórias de amor divididas em curtas metragens de cinco minutos cada.
Infelizmente, as produções pecaram por higienizar demais a película deixando de fora os menos abastados. Onde foram parar os pobres da América? O lado B da metrópole foi totalmente esquecido; em contrapartida, a vida glamurosa dos endinheirados, super exposta. Restaurantes e bares badalados serviram de cenário e locação para as cenas internas. Central Park e 5th Avenida não ficaram de fora como nos filmes de Woody Allen e Martin Scorsese.
Os atores se esforçam e até conseguem uma interpretação espontânea e natural. Pena que os personagens são tão surreais! Uma coisa é certa, eles ajudam a interligar o roteiro facilitando a compreensão do público que mal nota a transição dos episódios.
“Nova York, Eu Te Amo” é o segundo projeto do produtor Emmanuel Benbihy, iniciado em 2006 com “Paris, Te Amo”, e promete para os próximos anos longas filmados em Xangai, Jerusalém e Rio de Janeiro. Como no projeto anterior, todas as histórias envolvem alguma forma de amor: amor entre pais e filhos, antigos casais, recém conhecidos, diferentes povos, culturas etc. Apesar da pouca diversidade, a película enche os olhos do espectador assim como a beleza dos cartões postais.

Ficha Técnica:
Direção: Fatih Akin, Yvan Attal, Allen Hughes, Shunji Iwai, Wen Jiang, Scarlett Johansson, Shekhar Kapur, Joshua Marston, Mira Nair, Natalie Portman, Brett Ratner, Andrei Zvyagintsev, Randall Balsmeye
Elenco: Carlos Acosta, Eva Amurri, Kevin Bacon, Jacinda Barrett, Justin Bartha, Jordann Beal, Himad Beg, Rachel Bilson, Orlando Bloom, James Caan, Richard Chang, Aron Charach, Jeff Chena, Gary Cherkassky,

Nenhum comentário:

Postar um comentário