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quinta-feira, 22 de outubro de 2009


Brüno dá dicas para quem quer virar celebridade

Por Eduardo Girão
edujep@hotmail.com

Quanto mais perto dos holofotes melhor. Pelo menos para Brüno, o mais recente personagem interpretado pelo inglês Sacha Baron Cohen, qualquer negócio vale a pena para sair do anonimato. O filme mostra as excentricidades de um apresentador de TV em busca da fama instantânea. A receita para alcançá-la é inspirada nas atitudes (às vezes, digamos, um pouco “exóticas”) dos astros pop: Madonna, O. J. Simpson, Mel Gibson e Bono Vox (U2), só para citar alguns nomes. A polêmica entra como um dos ingredientes indispensáveis para quem tem o objetivo de ir parar nas manchetes dos noticiários.


Tudo que Brüno gostaria de ter, Baron já conquistou: sucesso, dinheiro e reconhecimento do público e da crítica. Aos 38 anos, é considerado um dos maiores comediantes da atualidade. O talento foi agraciado com um Globo de Ouro pela atuação em Borat (seu filme de maior repercussão até o momento) e uma nomeação para o Oscar de melhor argumento adaptado de 2007. Judeu praticante e historiador especializado em “preconceitos do mundo contemporâneo”, Baron tem conseguido imprimir em suas criações artísticas a mesma complexidade com que leva a vida particular.


Brüno é um dos alteregos do jornalista cazaque Borat que volta às telas numa versão gay remixada para aflorar ainda mais nos espectadores sentimentos que eles gostariam de ocultar – ódio, ignorância, luxúria. Desta vez, o personagem pretende se tornar a grande estrela austríaca dos Estados Unidos desde Arnold Schwarzenegger. Com ações que beiram ao surreal, se mete em encrencas tão improváveis quanto as da película anterior: troca seu iPod por uma criança negra; confunde o nome do ex-candidato à presidência americana, Ron Paul, com o da drag queen Ru Paul; propõe a paz a judeus e palestinos; e até pede para ser sequestrado por um terrorista no Oriente Médio.


O diretor Larry Charles, parceiro de outras produções, repetiu a estratégia ficção com formato de documentário. Algumas cenas foram forjadas; outras, nem tanto. De acordo com o jornal Daily Mirror, um grupo de caçadores chegou a apontar as armas para a equipe de filmagem que foi forçada a fugir do local às pressas. Tudo porque o interprete de Brüno teria comparado-os com as atrizes do seriado nova iorquino Sex and The City enquanto os entrevistava. Estratégia de marketing? Quem vai saber!


Uma coisa é certa, quando se trata de publicidade, Baron sabe muito bem como chamar a atenção da mídia. No último prêmio MTV Movie Awards, em Los Angeles, o ator fez uma entrada apoteótica: vestido de anjo (igual às fantasias usadas pelas modelos da marca de lingerie Victoria Secret) voou sobre a platéia até cair no colo do rapper Eminem. A performance lhe rendeu a antipatia do músico. Em contrapartida, na semana de estréia, o filme arrecadou mais de 50 milhões de dólares (109 milhões de reais) em 28 países. Seguindo esses passos, parece até fácil virar celebridade. 

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