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terça-feira, 2 de agosto de 2011

MAPAS CONCEITUAIS, UMA ATIVIDADE QUE FAZ PENSAR


Por Eduardo Girão

Os mapas conceituais ajudam os alunos a entender melhor o conteúdo proposto pelo professor, a trabalhar em equipe, desenvolver habilidades, tomar decisões e transformar informações em conhecimento. É uma ferramenta para organizar e representar conhecimento. Eles são representações gráficas que indicam relações entre conceitos e objetos ligados por palavras que podem estar interligadas por links da internet, ampliando assim as possibilidades de aprendizagem. Com isso, os alunos passam a conhecer mais sobre determinado assunto. Tudo isso torna a prática educativa mais dinâmica.
O bom é que não existe uma única forma de representar um conhecimento. É interessante notar que com os mapas conceituais torna-se a aprendizagem mais significativa, ou seja, o novo conhecimento é adquirido por meio da interação com algum conhecimento prévio, existente na estrutura cognitiva do aprendiz. E como fazer? Ter em mente uma boa pergunta inicial, escolher um conjunto de palavras chaves, escolher um par de conceitos para estabelecer as ligações entre eles, decidir qual o melhor e escrever uma frase de ligação para esse par escolhido, entre outros passos.
O momento atual requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez e a abrangência de informações e com o dinamismo do conhecimento. A tecnologia pode ajudar a melhorar a autonomia dos alunos ao desenvolver competências para lidar com as características da sociedade de hoje, que enfatiza a autonomia, por meio de produção de ideias. Essa forma de aprender relaciona aspectos presentes da vida pessoal, social e cultural do aluno com o conhecimento acadêmico. A tecnologia deve ser incorporada ao cotidiano escolar para que possa construir jovens mais cidadãos, participativos e responsáveis. As tecnologias também ajudam integrar a escola a várias áreas do conhecimento, caminhando em direção a interdisciplinaridade. É preciso incentivar os professores e alunos a reconstruir sua prática pedagógica, levando em consideração a tecnologia disponível na escola.

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