Páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

MESTRANDA DA UFC ESTUDA BLOG PRODUZIDO POR EDUARDO GIRÃO


Soraia Nunes é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFC e tem como áreas principais de interesse a comunicação popular alternativa gestada no âmbito dos movimentos sociais populares e os usos e apropriações que esses movimentos têm feito das tecnologias da informação e da comunicação.
Seu atual objeto de pesquisa é o site do bairro Ellery. Durante o processo de construção desse objeto, encontrou o blog sobre o bairro produzido pelo professor Eduardo Girão e por alunos da Escola de Ensino Fundamental Honório Bezerra. A experiência do alunato chamou a atenção da pesquisadora. Soraia Nunes entrevistou o responsável pelo projeto professor Eduardo Girão que lhe concedeu uma longa entrevista durante a qual compartilhou importantes informações a respeito do blog; por exemplo, dos usos da tecnologia como ferramenta para a educação e construção do conhecimento (o que é prática constante na Escola).
Segundo a pesquisadora, o conteúdo do blog e a colaboração do Professor Eduardo Girão são de extrema importância para reflexões da dissertação. Permitirão um maior entendimento da história do bairro, de seu presente e dos usos das mídias digitais por diferentes atores sociais.
Além dos elementos diretamente relacionados com seu interesse de pesquisa, teve a gratificante oportunidade de ver a organização e o trabalho em conjunto dos professores da Escola Honório Bezerra. O blog do Bairro Ellery recebe constantemente depoimentos de pessoas que já moraram na localidade. São geralmente ex-moradores que gostam de relembrar as histórias contadas no sítio eletrõnico. Uma oportunidade de troca de informação e conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário