Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

RESPOSTAS PARA O DESCONHECIDO

Por Eduardo Girão
O filme Nosso Lar bateu, com apenas quatro dias de exibição, a marca de 1 milhão de espectadores. É um feito inédito no cinema brasileiro recente. Chico Xavier, que também retrata o espiritismo e é o recordista de bilheteria do cinema nacional neste ano, chegou ao mesmo resultado em uma semana. As duas produções têm em comum um tema que traz bastante curiosidade e controvérsias para a maioria das pessoas: a vida após a morte.
É do saber de todos que judeus, católicos, protestantes, umbandistas - entre outras crenças - não comungam das mesmas explicações sobre o assunto. Respeitando as diferenças, cada uma das religiões segue suas doutrinas levando a palavra de Deus aos “corações” de homens sedentos por respostas. Na visão espirita kardecista, porém, as indagações parecem ser mais fortes sobre o que acontece no outro lado. Para os espíritas, a vida continua mesmo após a morte da matéria (corpo). Sem dúvida, essa reflexão leva conforto, principalmente para os familiares que perderam seus entes queridos. Talvez essa seja a resposta para o grande número de espectadores nas salas de exibição em todo o país. Não que o longa-metragem seja superficial, ruim ou coisa parecida. É até bom de se ver. Imagina vislumbrar uma oportunidade de moradia que vai além das dimensões terrenas!
Adicionar legenda
Nosso Lar, do diretor Wagner de Assis, inspirado em obra homônima de Chico Xavier, conta a história do médico André Luiz que ao abrir os olhos percebe que está morto. Ao seu redor, um lugar escuro que mais parece o inferno - marcado por gritos e seres que vivem à sombra. As dúvidas e as dores intensificam-se a cada momento. Mas algo bom irá acontecer que fará com que ele aprenda sobre a vida, amor e perdão. É essa mensagem de luz que o filme transmite em quase duas horas de exibição. A produção de R$ 20 milhões, considerada a mais cara do país, é também uma das mais esteticamente respeitáveis. Cenários deslumbrantes e efeitos especiais comparáveis aos dos americanos.
Participaram da produção do filme o fotógrafo suíço Ueli Steiger (de Godzilla e 10.000 a.C.), os canadenses da Intelligent Creatures para os efeitos especiais (de Hairspray e Watchman), a diretora de arte brasileira Lia Renha (de Auto da Compadecida e Hoje é Dia de Maria) e o músico Philip Grass (de O Ilusionista e O Sonho de Cassandra). No elenco, destaque para a atuação de Fernando Alves Pinto, Ana Rosa e Werner Schünemann. Os atores Renato Prieto, Rosanne Mulholland, Inez Viana, Rodrigo dos Santos, Clemente Viscaíno, Othon Bastos e Paul Goulart cumprem bem o seus papéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário