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quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PROJETO SOCIAL: JOVENS APRENDENDO A RECICLAR


Por Eduardo Girão
Introdução
O planeta atingiu este ano a marca de seis bilhões de pessoas. E esse enorme contingente humano terá que procurar sobrevivência em um mundo em que a deterioração do meio ambiente é cada vez maior. A degradação ambiental é constatada, sobretudo, nas grandes cidades. E a administração do lixo já é hoje uma das grandes preocupações na organização urbana.
As instituições e entidades ambientalistas têm divulgado números astronômicos sobre o assunto. De acordo com esses dados, no Brasil, cada pessoa gera, em média, um quilo de lixo por dia. Por ano, são produzidos 55 trilhões de quilos; boa parte, vem das garrafas PET.
Aproximadamente em 1988 a garrafa descartável feita com polietileno tereftalato – ou PET, como conhecemos – surgiu como opção leve e barata para substituição das pesadas e de alta manutenção garrafas de vidro. Infelizmente, não foi lançada em conjunto com as embalagens uma solução para o recolhimento e reutilização das mesmas, muito menos sua reciclagem.

O Brasil produz anualmente cerca de 3 bilhões de garrafas PET. Apesar de ser um produto 100% reciclável, o volume de reciclagem atualmente beira os 50%. Isso significa na prática que pelo menos 1 bilhão e meio de plástico não-biodegradável é descartado no meio ambiente por ano, o que significa algumas centenas de anos para absorção na natureza.
Com uma iniciativa muito simples, os cidadãos podem ajudar na preservação do meio ambiente e na geração de renda para as pessoas carentes. A reciclagem é - sem dúvida - uma das atividades mais ecologicamente corretas que podem ajudar a salvar o planeta contra a degradação ambiental.
Entre os principais méritos da reciclagem estão o de reduzir o volume de lixo de difícil degradação, de contribuir para a economia de recursos naturais, de prolongar a vida útil dos aterros sanitários, de diminuir a poluição do solo, da água e do ar e de evitar o desperdício, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Trata-se de um processo de transformação de materiais para reaproveitamento na indústria e na agricultura.

Além disso, ainda há a criatividade do povo brasileiro que não mede esforço para confeccionar móveis baratos, resistentes e confortáveis feitos com garrafas PET e suportes para plataformas flutuantes, economizando na madeira geralmente utilizada de forma ecologicamente incorreta.
Apresentação
Apesar dos vários problemas causados pelas garrafas PET nos lixões, há saídas simples que podem ajudar a minimizar os prejuízos trazidos por elas ao meio ambiente. O projeto Jovens Aprendendo a Reciclar, da disciplina Projetos Sociais (semestre 2010.2) – IFCE, orientada pelo Profº Wagner Lopes, pretende colaborar com a causa ambiental ensinando 54 alunos (9º Ano/Ensino Fundamental) da EEF Honório Bezerra, localizada no Bairro Ellery, o real valor da reciclagem.
Uma equipe da disciplina Projetos Sociais, formada por 8 integrantes, vai repassar os conhecimentos adquiridos durantes as aulas aos estudantes da comunidade da Vila Ellery. Os adolescentes, entre 12 e 15 anos, aprenderão na prática como transformar garrafas PET de 2 litros em bens de consumo utilizáveis. A idéia é fazer com que esses adolescentes também possam transmitir o que aprenderam a outros segmentos da mesma comunidade onde vivem e estudam formando assim uma corrente “verde”.

Com as garrafas PET, é possível criar objetos decorativos e úteis. A equipe escolheu pufe de garrafas PET pela praticidade e facilidade na confecção. Em um modelo pequeno, de aproximadamente 50 centímetros, se utiliza 32 garrafas PET. Esse número pode aumentar de acordo com a criatividade de cada um. Na sala, no quarto e, até no escritório, o pufe serve como objeto decorativo, utilitário, resistente e, dependendo do acabamento, muito confortável.
O passo-a-passo é bem simples e dura mais ou menos uma hora. A etapa mais demorada é a costura, mas para quem não sabe costurar, há como transferir a função para uma profissional. O pufe pode ser vendido por cerca de R$ 40 a R$ 70. A costura do tecido (curvim) deve ser feita a partir de um molde, nas medidas do retângulo de garrafas PET. A dica é fazer a costura do lado avesso para que não sejam colocados a mostra remendos e imperfeições.
Os alunos da Escola Honório Bezerra serão divididos em 10 grupos de 5 integrantes e cada um participará de todo o processo de confecção: desde o corte das garrafas PET a venda do produto. Na primeira visita da equipe do IFCE, eles demonstraram interesse em aprender, porque estão concluindo o ensino Fundamental I e desejam fazer uma festa para comemorar o termino do Ano Letivo. Pretendem vender as peças prontas a vizinhos, familiares e amigos, arrecadando dinheiro para o pagamento das despesas da festa.
O processo de aprendizagem será simples, porém eficaz: primeiro, os alunos da EEFHB assistirão a um vídeo localizado na WEB onde ensina os passos para a criação do pufe; depois, os estudantes do IFCE reforçarão o aprendizado demonstrando pessoalmente a maneira de confeccionar o móvel feito de garrafa PET. Uma equipe ficará responsável de visitar a escola três vezes em duas semanas para tirar dúvidas como, por exemplo, quais os materiais de acabamento com menor custo, etc.

Esperamos que os alunos da EEFHB adquiram consciência sobre a importância de preservar o planeta. Aprendendo na prática os benefícios da reciclagem, eles poderão ganhar atitudes ecologicamente corretas; com isso, contribuir para a diminuição dos danos causados pelo homem a natureza e ajudar a melhorar a qualidade de vida na Terra.
A Escola Honório Bezerra foi fundada na gestão do Governador Virgílio Távora em 1964. Hoje, cerca de 300 alunos (do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do projeto Educação de Jovens e Adultos) estão matriculados na escola que conta ainda com uma cantina, sala de informática e de multimeios etc.

Objetivo Geral
Melhorar o aprendizado sobre meio ambiente oferecido aos alunos (9º Ano/Ensino Fundamental) da Escola Honório Bezerra com o intuito de promover a consciência ecológica deles e de suas famílias, através da técnica de reciclagem de garrafas PET.
Objetivos Específicos
1.Propiciar conhecimentos básicos sobre a importância de preservar o meio ambiente através da arte da reciclagem;
2.Despertar o interesse dos alunos pela manutenção dos recursos naturais, tendo como apóio a criação de pufes de garrafas PET;
3.Treinar estudantes de uma escola pública da periferia de Fortaleza na confecção de objetos feitos de material reciclável;
4.Estimular o desenvolvimento do potencial criativo e a descoberta de novas áreas de interesse por parte dos estudantes, ampliando suas oportunidades;
5.Apresentar formas de renda alternativas que não comprometam os estudos dos jovens, reforçando a o conceito de cidadania individual e coletiva;
6.Formar grupos na comunidade escolar interessados em aprender atividades ligadas a reciclagem de garrafas PET;
7.Divulgar os pufes criados pelos alunos no blog da escola (www.honoriobezerra.blogspot.com);
8.Propiciar aos alunos informações sobre os problemas causados pela degradação ambiental.

Cronograma
Os estudantes da disciplina Projetos Sociais – IFCE, envolvidos no projeto Jovens Aprendendo a Reciclar, terão responsabilidades específicas durante a execução das atividades na Escola Estadual Honório Bezerra, Vila Ellery. Além do desenvolvimento do projeto, eles também terão que obter o material (tesoura, garrafas PET, fita transparente, etc.) necessário na confecção dos dois pufes. Os objetos, depois de prontos, serão doados a instituição de ensino para que sirvam de base e incentivo na criação de outros modelos de pufe pelos alunos da escola pública.
No dia 30 de setembro (sexta-feira, das 13 às 15 horas), os estudantes do IFCE se reunirão na EEFHB para ensinar os alunos da EEFH como fazer móveis de material reciclável. Um espaço da escola já foi destinado ao evento.
Primeiramente, será exibido um vídeo de dois minutos com os principais passos. Depois, os integrantes do IFCE se separarão individualmente para orientar melhor os grupos aprendizes. Cada um ficará responsável por uma equipe diferente. É importante mencionar que os alunos da EEFHB também trarão material para a confecção de mais peças. E também serão instruídos previamente pela escola sobre a importância da reciclagem por meio de aulas de geografia oferecidas pela professora da Rede Pública de Ensino Célia Maria.
Os participantes do projeto acompanharão a comercialização dos pufes na comunidade. Eles darão dicas sobre preço, faturamento (lucro) e forma que os objetos podem ser vendidos.
27/09
Apresentação do projeto ao orientador
30/09
Execução do projeto na Escola
08/10
Acompanhamento das vendas
11/10
Apresentação da conclusão do projeto (viabilidade e execução)

Benefícios à comunidade Vila Ellery
Os maiores beneficiados pela execução do projeto Jovens Aprendendo a Reciclar são - sem dúvida - a comunidade Vila Ellery. O pufe de garrafas PET é um utensílio presente tanto em ambientes sofisticados quanto nos populares, o que apresenta grande potencial de negócio e renda para os envolvidos. Fabricar pufes é uma atividade simples que pode render um bom lucro, desde que aja dedicação, um pouco de empreendimento e interesse na obtenção das garrafas PET.
O mercado é amplo por se tratar de produto ecologicamente correto, atingindo consumidores de todas as classes sociais. É verdade que alguns compram porque gostam; outros, para ajudar. Até os mais endinheirados acham interessante adquirir objetos feitos de material reciclável.
No início, os clientes podem ser os vizinhos, amigos e familiares. Mais adiante, se a comunidade se envolver com o projeto – repassado pelos alunos da Escola Estadual Honório Bezerra -, os clientes passam a ser outros públicos mais distantes.
A equipe da disciplina Projetos Sociais do IFCE espera ter desenvolvido na comunidade Vila Ellery, entre os estudantes da EEFHB, uma visão de futuro com a confecção desses produtos, melhorando com isso a qualidade de vida dos participantes.

Benefícios aos alunos do IFCE
É praticamente impossível medir o retorno de um projeto social, seja para o indivíduo, comunidade, corporações, país ou para o mundo. É certo que seus benefícios vão além das mais otimistas expectativas, principalmente por contribuir diretamente para o bem estar de todos os envolvidos.
Quanto mais adeptos desse tipo de ação, maior e mais forte são os resultados positivos, contribuindo diretamente para o equilíbrio social e sustentabilidade do país. Em outras palavras, a reciclagem consciente é o respeito a si mesmo e seus semelhantes, a construção de uma sociedade melhor.
Para nós ficou claro que a implantação de um projeto desta natureza traz a todos os envolvidos uma forma diferente de encarar e interagir com o meio ambiente e a comunidade. O projeto desenvolvido pelos alunos da disciplina Projeto Social traz como grande diferencial a união entre a responsabilidade social e a destinação final dos resíduos. Demonstra também que a sociedade esta pronta a atender ao chamado e disposta a doar parte de seu tempo, numa atitude de extrema dedicação e responsabilidade social.
Esperamos que estas iniciativas possam ser ampliadas e que daqui a algum tempo possamos relatar o sucesso que foi o projeto Jovens Aprendendo a Reciclar na comunidade Vila Ellery. Com certeza, os alunos do IFCE passarão a valorizar ainda mais o que receberam da sociedade. E por mais simples que possa parecer, qualquer ação voltada aos problemas ambientais é de extrema importância e reflete as mudanças pelas quais passa a nossa sociedade.

RESULTADO DO PROJETO
O projeto Jovens Aprendendo a Reciclar, orientado pelo Profº Wagner Lopes, da disciplina Projeto Social (semestre 2010.2), do Instituto Federal do Ceará, foi colocado em prática pela equipe responsável - formada por 8 alunos matriculados nessa disciplina - no dia 08 de outubro de 2010, das 13 às 17 horas, contribuindo para a formação cidadã de cerca de 50 alunos (turmas 9º Ano A e B) da Escola de Ensino Fundamental Honório Bezerra, localizada no Bairro Ellery.
Primeiro, o projeto Jovens Aprendendo a Reciclar foi aprovado pelo professor-orientador da disciplina Wagner Lopes e pela direção da instituição beneficiada. Para que a iniciativa ganhasse o apóio também dos alunos da rede pública estadual, eles foram apresentados anteriormente ao tema pelos professores Eduardo Girão (Laboratório Escolar de Informática) e Célia Maria (Geografia). Os dois educadores criaram duas webquests sobre meio ambiente, disponibilizadas no blog da escola (www.honoriobezerra.blogspot.com). Os professores ainda sensibilizaram os adolescentes com a exibição de documentários sobre o destino do lixo e os problemas causados pelos resíduos sólidos (os vídeos foram baixados no site www.youtube.com como Ilha das Flores, de Jorge Furtado, entre outros).
Sabendo da importância da preservação do meio ambiente, os jovens, entre 12 e 15 anos, foram incentivados a arrecadarem garrafas PET de 2 litros na comunidade onde moram. A meta estabelecida foi de 6 garrafas em bom estado por participante. As equipes foram divididas em 10 grupos de 5 integrantes. Cada equipe ficou responsável em trazer 32 garrafas PET, a mesma quantidade necessária para a confecção de um pufe. Todos atingiram o objetivo. Mais de 300 garrafas foram arrecadadas. O material continuou sendo coletado e anotado para o controle da logística até o dia da execução do projeto.
Os 8 alunos do IFCE mais o professor da disciplina Projeto Social colaboraram com R$ 5,00 cada um para a compra de 12 fitas adesivas, dois metros de tecido, elástico, espuma de 5 centímetros, papelão e para o pagamento da mão de obra da costureira. Com o material em mãos, os universitários e os alunos da rede pública estadual dividiram as garrafas por cor (branca ou verde), marca e estado físico e as separaram em 10 blocos de 32 unidades. A turma do 9º Ano B foi a primeira a aprender como manusear o material. Os jovens observaram a explicação dos instrutores atentamente no laboratório escolar de informática, tiraram dúvidas sobre o assunto e aproveitaram para cortar, prender e passar a fita adesiva nas garrafas.
Em seguida, foram direcionados ao pátio “verde” onde colocaram em prática os ensinamentos aprendidos. Nesse momento, os monitores do IFCE tiveram que se dividir para auxiliar os grupos na confecção dos pufes e também ajudar a turma do 9º Ano A a entender o processo de confecção.
Conclusão - Foram cinco horas de trabalho que valeram à pena. Houve um respeito mútuo entre os alunos da rede pública estadual e os universitários do IFCE. Por empenho de todos os instrutores, os alunos da Escola Honório Bezerra conseguiram cumprir a meta. Dez pufes foram confeccionados (desses, dois com o acabamento completo). Um deles foi vendido por R$ 35 à professora do Multimeios Socorro Mendes. O dinheiro será investido na compra de mais tecidos para a finalização do acabamento. Os alunos da EEFHB terão agora mais um desafio: vender os pufes que sobraram à comunidade (vizinhos, familiares e amigos), entre R$ 20 e R$ 35, dependendo do material utilizado para o acabamento. O destino do lucro irá para as despesas da festa de conclusão do Ensino Fundamental II.
Por trabalhar na escola, o professor e aluno da disciplina Projeto Social Eduardo Girão se compromete a ajudar na comercialização. Os pufes que não forem vendidos ficarão no pátio da escola, onde não há banco para se sentar. De qualquer forma, os adolescentes se comprometeram em repassar o aprendizado e cuidar melhor do meio ambiente, o que já é um bom motivo para comemorar. As garrafas que sobraram foram utilizadas na confecção de brinquedos no Dia das Crianças, iniciativa da professora Maíza Teixeira, responsável pelo Projeto Mais Educação. Isso demonstra que a iniciativa já está dando bons resultados.
A equipe da disciplina Projeto Social tem a certeza do dever cumprido. Os alunos da EEFHB adquiram consciência sobre a importância de preservar o planeta. Eles aprenderam na prática os benefícios da reciclagem, contribuindo para a diminuição dos danos causados pelo homem a natureza e ajudando a melhorar a qualidade de vida na Terra. A iniciativa chamou a atenção do Jornal O Povo e da TV Câmara que cobriram o evento, entrevistando os participantes que enfatizaram a importância do projeto.

8 comentários:

  1. amei a iniciativa de vcs e com certeza vou aderi a este estilo eu amo o planeta e em nome dele agradeço a vcs pela atitude

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  2. Este projeto é muito importante,e a iniciativa de todos os envolvidos deve ser sem dúvida alguma respeitada e valorizada. Parabéns e sucesso!!!!!!!!

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  3. Amei o Projeto de vcs.Com iniciativa e dedicação podemos ter um ambiente mais saudável para todos os habitantes de uma cidade e assim por diante chegando a todo o globo terrestre. Gostaria muito de poder implantar algo no mesmo estilo na minha cidade.

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  4. MUITO BOM O TEU TRABALHO, EU TAMBÉM DESENVOLVO UM PROJÉTO SOCIAL EM MINHA CIDADE, SÃO GABRIEL-RS E TENHO DANÇA,FUTEBOL,CAPOEIRA E AULAS DE COMPUTAÇÃO,TENHO VONTADE DE REALIZAR UM TRABALHO SEMELHANTE AO TEU , MAS NÃO TENHO PESSOAS PARA ME AJUDAR. SOU DA ÁREA DA IMPRENSA, POIS TRABALHO DE REPORTER DE UM JORNAL LOCAL, E TAMBÉM FAÇO REPORTAGEM PARA UMA RÁDIO, E PARABENIZO O AMIGO PELO TRABALHO, PODERÍA-MOS ENTRAR EM CONTATO PARA IDEALIZAR MUITAS COISAS JUNTOS. TENHO UM BLOIG DE NOTICIAS, WWW.DEOLHONACOMUNIDADE.COM ENTRA LA E CONFERE MEU TRABALHO. AS:LUIS UMPIERRE.

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  5. NOTA SOBRE A DIVULGAÇÃO DO LIVRO DO DESENHISTA/ILUSTRADOR
    CARLOS CÉSAR ALVES DA ROCHA
    Venho respeitosamente por meio desta divulgar o meu “livro para colorir”, cujo tema é sobre o meio ambiente. A idéia de conceber o livro veio da minha paixão pelo desenho e por que não utilizar o meu talento para chamar a atenção das pessoas para colocar o lixo no local certo.
    O livro não tem idade, pois além de trazer informações contém belas ilustrações para colorir a lápis de cor, tinta guache, canetas hidrográficas etc. Sem contar que a obra em si é de caráter paradidático. O Livro Para Colorir; visa a preservação da natureza, a divisão do lixo ( coleta seletiva ) para que a criança ( aluno ) seja um futuro cidadão consciente, não jogando o lixo no chão; preservando desta forma os animais marinhos.
    O livro tem a função de desenvolver no aluno (criança ) a percepção visual ( das cores ) e motora.
    Incentiva o cuidado com o meio ambiente por meio da pintura com tinta e atividades com lápis de cor. A obra traz informações sobre a durabilidade do lixo no mar, proporcionando novos conhecimentos.
    Quantidade de páginas: 16 / Tamanho: A4 / Grampeado
    Serviço: Quanto custa R$ 5,00
    Como comprar: Por telefone – (85) 8543-6445
    Contato: e-mail – karloscesar2011@gmail.com
    Pelo correio: Enviar cópia do comprovante de depósito pelo e-mail ou para o seguinte endereço: CARLOS CÉSAR A. ROCHA.
    Rua: Adalberto Malveira, 1883. CEP: 60.732-290 - Jardim Jatobá- Fortaleza- CE- Brasil.
    Conta: 013 (operador) n° 00.567.848- 8. Agência- n° 2183
    Banco: Caixa Econômica Federal - Em nome de: CARLOS CÉSAR A. ROCHA.

    Os céus sãos os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens. Salmo: 115:16.




    SOLICITAÇÃO
    Prezados Senhores (as)

    Carlos César Alves da Rocha, Autor/ilustrador do “livro para colorir”; domiciliado e residente nesta cidade de Fortaleza, residente à Rua Adalberto Malveira, 1883, vem respeitosamente solicitar a Vossa Senhoria, patrocínio para o livro em anexo. a marca da empresa ou o nome da pessoa vai ser impressa no livro com telefone, e-mail e endereço ( ou site). O livro será distribuído de forma gratuita em escolas; bibliotecas; igrejas e espaços culturais etc.
    Valor: um (01) livro = R$ 5,00 ( cada )
    Valor: mil (1.000) livros = R$ 1,00 ( cada ) Total: R$ 1.000

    OBS: Cada pessoa que receber o livro, vai assinar uma folha
    comprovando assim o recebimento.
    Nestes termos
    Pede deferimento
    Fortaleza, 25 de Janeiro de 2013
    Carlos César Alves da Rocha




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  6. Amei o seu projeto, muito legal! gosto muito de trabalhar artes com garrafas. Amei!!!

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  7. como envolver jovens e grupos de escoteiros, e como isso é repassado digo os valores arrecadados. a quem prestar contas.

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  8. Como obter mais informações sobre o projeto e ter uma assistência.

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